Mania Maker
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pokémon – A fórmula do sucesso também pode ser a do fracasso

2 participantes

Ir para baixo

Pokémon – A fórmula do sucesso também pode ser a do fracasso Empty Pokémon – A fórmula do sucesso também pode ser a do fracasso

Mensagem por Rock Lee Gui Dom Jan 31, 2010 1:57 pm

Matéria Tirada do Site :ANMTV - Anime, Mangá e TV

Pokémon – A fórmula do sucesso também pode ser a do fracasso

Pokémon – A fórmula do sucesso também pode ser a do fracasso PokemonGen-anmtv

Poderia ser mais uma história que passa despercebida, mais uma aventura bonitinha ou mesmo um filme da Sessão da Tarde falando da grande amizade entre um menino e seu cachorro. Na verdade, é sim! Mas infelizmente o cachorro ficou doente e não pôde comparecer às gravações, e naquela correria de última hora que só acontece nos bastidores de televisão, o substituto acabou sendo um rato... que dá choque!

Esta pode ser uma das versões de como surgiu o conceito deste grandioso anime, e é divertido imaginar de onde veio o universo Pokémon, afinal de contas, se um grande truque é totalmente explicado acaba por perder o seu encanto. O que sabemos é que, em meados de 1995, o mundo foi invadido por estas incríveis criaturas cheias de poderes e dilemas, conquistando uma enorme legião de fãs que há algum tempo não se via.

Pokémon conta a história de Ash, um garoto de 10 anos que saiu da pequena cidade de Pallet acompanhado por seu rato de poderes elétricos com uma ambição: tornar-se o maior mestre Pokémon que já existiu. Para isso ele tem que seguir outra regrinha básica: colecionar o máximo de monstrinhos possíveis, e com seus poderes, ele e seu fiel escudeiro Pikachu, devem dominar o mundo.

Qualquer semelhança com Pink e Cérebro não é mera coincidência, afinal assim como seus frustrados colegas ocidentais, Ash e sua turma rodaram, rodaram e ainda não chegaram a lugar algum. Logo de início, a franquia não perdeu tempo, pregou o conceito “Gotta Catch 'Em All” (vamos pegar todos) e entupiu as prateleiras de lojas e supermercados com seus 151 bichinhos vendáveis, a maioria deles fofinhos e com cara de “leva-me pra casa”, convencendo milhões de crianças ao redor do mundo.

WARNING! Talvez de agora em diante você se depare com algumas revelações sobre o enredo (spoillers), mas se o que eu vou comentar aqui não é do seu conhecimento, é porque você não gosta de animes ou porque sua nave acabou de aterrissar em nosso planeta (saudações do povo da Terra J).

Ash iniciou sua jornada e logo aderiu alguns companheiros de viagem, como a Misty, treinadora específica de Pokémon de água, e Brock, criador de Pokémon de pedra e conquistador barato nas horas vagas. Como primeiro passo da sua ambição, Ash deve enfrentar pelo menos oito líderes de ginásio conhecidos por suas habilidades em uma determinada espécie de Pokémon, que hoje somam 17 ao todo (água, dragão, elétrico, fantasma, fogo, gelo, inseto, lutador, normal, pedra, planta, psíquico, terrestre, venenoso, voador e, os introduzidos posteriormente, metálico e noturno).

Com isso, o nosso desafiante poderá enfim concorrer na Liga Pokémon, uma espécie de Copa do Mundo no universo dos bichinhos. Ash começa muito bem, cai uma ou duas vezes, mas logo se ergue novamente para abater seus oponentes. Só que, ao chegar na “Copa dos bichinhos esquisitos” Ash não dá caldo nem pras quartas de final. E como diria um antigo trava-línguas “eu ligo pra Liga mas a Liga não me liga. E se ela não me liga, por que ligo pra Liga?”.

Nosso herói então faz cara de quem nem queria ganhar e parte pra novas ligas recém “descobertas”. Ganha umas, perde outras, empata e vai pros pênaltis, etc. E aí começa o shake Pokémon, entra Liga e sai Liga (Kanto, Laranja, Jotho, Hoenn...), entra amigo e sai amigo (Brock, Misty, Tracy, Dawn, May, Max...), só o Ash e o Pikachu continuam os mesmos (mas os cabelos... quanta diferença!).

Confesso que já fui um desses seguidores e que decorei e desenhei os nomes e traços dos 250 primeiros (é, a inflação atacou também o mundo Pokémon, fazendo surgir mais 99 animais). Colecionei seus cards e detonei os jogos para Game Boy e Nintendo 64. Mas depois de um tempo, uma coisa começou a me incomodar...

Eu tinha Pokémon no meu Game Boy, em adesivos no caderno, em miniaturas e chaveiros, em pôsteres nas paredes do meu quarto, no chinelo, na mochila, no prato, no talher, na sobremesa, creio eu que em algum momento tenha visto Pokémon até no meu papel higiênico. Eu via e capturava Pokémon em todos os lugares, mas o Ash não.

Já faz alguns anos que deixei de acompanhar o anime com assiduidade. E nos poucos episódios que encontrei soltos pelo Cartoon Network, vi que os 250 espécimes da minha época já devem estar por volta dos 2.500, mas mesmo assim, o Ash pegou no máximo 30, dos quais 15 fugiram, 3 ele deu, 6 estão sendo dissecados pelo professor Carvalho, e os outros 6 andam com ele. E não foi só a caçada do Ash que ficou estagnada. Os vilões da famosa e infame Equipe Rocket sempre chegam e saem do mesmo jeito, ridicularizados, sem apresentar nenhuma ameaça real para os que deveriam ser heróis.

Tem também o detalhe do crescimento. Ao longo dos animes os personagens evoluem, o Naruto cresceu, o garotinho de rabo chamado Goku virou avô, o Yusuke Urameshi mudou o corte de cabelo, até a Mônica quando virou mangá cresceu. Mas o Ash nããããããããão! Em quase 15 anos de anime o máximo que aconteceu foi uma troca de roupa, isso só porque os colegas desenhados já não suportavam mais o cheiro da antiga.

Não é a toa que a franquia foi morrendo aos poucos, que os meus colegas fanáticos por Pokémon foram sentindo vergonha em dizer que gostavam e matando dentro de si os caçadores e colecionadores que existiam. Minha vontade é de reescrever toda a história (como já comecei em um fanfic há muito tempo atrás) e mostrar onde foi que eles erraram. Mas isto seria muita pretensão minha, um mero telespectador.

O fato é que, talvez os criadores do desenho sejam adeptos do ditado “em time que está ganhando não se mexe”, mas Pokémon deixou de ganhar e foi pro banco há muito tempo. Quando alguém mais vai perceber? A franquia e a ideia continuam sendo das melhores, então já está mais que na hora de reavivar.
Rock Lee Gui
Rock Lee Gui
Mania de Administração
Mania de Administração

Mensagens : 366
Idade : 28
Localização : SP - TERRA

Ir para o topo Ir para baixo

Pokémon – A fórmula do sucesso também pode ser a do fracasso Empty Re: Pokémon – A fórmula do sucesso também pode ser a do fracasso

Mensagem por .BielLadislau Sáb Fev 06, 2010 10:03 pm

Eu sei que foi retirado de um site....

Mas eu acho errado dizer que pokemon está no banco, talvez esteja no cenario brasileiro ou até mesmo internacional, mas o público alvo dos criadores de pokemon é o publico local, nacional, ou seja, os japoneses, e pokemon continua como um dos principais animes japoneses e tem uma audiencia alta! Com programa semanal especial sobre pokemon e talz!
.BielLadislau
.BielLadislau
Mania de Administração
Mania de Administração

Mensagens : 204
Idade : 29
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

Pokémon – A fórmula do sucesso também pode ser a do fracasso Empty Re: Pokémon – A fórmula do sucesso também pode ser a do fracasso

Mensagem por Rock Lee Gui Sáb Fev 06, 2010 10:52 pm

Obrigado pelo comentário
Continuem comentando nesse tópico
E comentem nos outros POR FAVOR
Obrigado
Rock Lee Gui
Rock Lee Gui
Mania de Administração
Mania de Administração

Mensagens : 366
Idade : 28
Localização : SP - TERRA

Ir para o topo Ir para baixo

Pokémon – A fórmula do sucesso também pode ser a do fracasso Empty Re: Pokémon – A fórmula do sucesso também pode ser a do fracasso

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos