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Criando um Menu para seu jogo!

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Mensagem por Rock Lee Gui Dom Abr 04, 2010 6:27 pm

Atenção: Tutorial(tópico) TOTALMENTE feito por Nawarian
Tutorial retirado do fórum Mania Maker

Um tuto pra vocês, que foi meio que...inspirado em um post de [s]fbu[/s].
Vou mostrar como fazer o básico de um menu de sistema(que tem o Novo Jogo, Carregar, Sair do Jogo). ;D
Primeiro, acho que devo colocar uma screen do resultado, né? =x
Então...ai vai =p
Spoiler:


Tutorial



Crie um mapa, das dimensões 20x15. Deixe ele todo transparente(preencha com o tile rosa).
Crie um evento nele, transparente, processo paralelo. Nele faça o seguinte:

Mostrar Picture: 1, title, (160,120)
Mostrar Picture: 2, cursor, (v[0004],v[0005]).
Alterar Variável: [0004: Obj X]Set, 14
Alterar Variável: [0005: Obj Y]Set, 178
Switch: Menu-Ligado = On
Crie uma nova página nesse mesmo evento, de gráfico transparente, ativada pela switch Menu-Ligado.
Pronto, já fizemos aparece nosso título, opções(que já vêm no título) e o cursor!
Agora vamos movimentar o cursor. ^^
Crie um novo evento, gráfico transparente, processo paralelo, nele faça assim:

Mover Picture: 2, (v[0004], v[0005]) 0.0 Seg
Definir Teclas: (0001: Teclas Adicionais) - (marque a opção Acima(4), Abaixo(1) e Decisão(5).)

<>Se var: Teclas Adicionais = 1
Alterar Variável: Obj Y + 18
Alterar Variável: Teclas Adicionais = 0
<>Caso Fim

<>Se var: Teclas Adicionais = 4
Alterar Variável: Obj Y - 18
Alterar Variável: Teclas Adicionais = 0
<>Caso Fim

<>Se var: Teclas Adicionais = 5

<>Se var: Obj Y = 178
Nota: Executar Ação de Novo Jogo. (você pode mudar o herói pra outro mapa, por exemplo.)
<>Caso Fim
<>Se var: Obj Y = 198
Nota: Executar Ação de Carregar. (Use o patch que fbu disponibilizou para isso ;D)
<>Caso Fim
<>Se var: Obj Y = 216
Nota: Executar Ação de Sair. (Não sei se o patch dele tem, mas o Destiny Patch tenho certeza que sim.Você pode usá-lo para tal.^^)
<>Caso Fim
<>Caso Fim
Esperar: 0.2 Segs. (para quem usou o Rpg Maker 2000)
Esperar: Tecla ser pressionada (para quem usou o Rpg Maker 2003)

Quase acabando...agora só falta um evento! Bem curtinho ele =p
Mesmo esquema, gráfico transparente, processo paralelo e comande:

<> Se var: 0005: Obj Y maior ou igual 217
Alterar Variável: 0005:Obj Y = 178
<>Caso Fim
<> Se var: 0005: Obj Y menor ou igual 177
Alterar Variável: 0005:Obj Y = 216
<>Caso Fim

Agora é só rodar e fazer as devidas modificações! ^^
As pictures por mim usadas foram:
Cursor: https://2img.net/r/ihimizer/img43/5402/cursorr.png
Title: https://2img.net/r/ihimizer/img30/9482/titleq.png

Sim...são imagens feias, porém como eu disse em outro(s) tutoriais, não faço imagens, eu trabalho com elas prontas ;D

Demo do Tutorial (imagens diferentes, por motivos já explicados '.'):
http://www.4shared.com/file/241344993/63421f9d/menu.html

Façam um bom proveito e até a próxima ^^

100% by Naw

Modificação Rápida no tuto!

Para usar o Power Mode nesse tutorial (eu acabei de ver como faz xD)
Você deve baixar o power mode e colar todos os arquivos dele na pasta do seu projeto (sim, substitua os que precisar).
No lugar da ação de Carregar, você coloca:

Alterar Variável: 001 - Power Keys == 255

Sim, troque todas as vars e deixe as 10 primeiras livres para o Power Mode.
A var de número 1 (não pode ser outra, tem de ser a 001), você seta como 255.
Ele abrirá uma página de Load do rpg maker. ^^

No lugar da opção de Sair, você coloca:

Alterar Variável: 001 - Power Keys == 254

Esse botão irá fechar o jogo de vez
Espero ter ajudado, dúvidas não perguntem a mim, essas conclusões eu tirei à partir de uma demo "Phoenix Miracle Title"
Bom proveito!


Última edição por Rock Lee Gui em Seg Abr 05, 2010 12:27 pm, editado 1 vez(es)
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Criando um Menu para seu jogo! Empty Re: Criando um Menu para seu jogo!

Mensagem por Trasgo@01254 Dom Abr 04, 2010 11:46 pm

Gostei do tutorial, ajuda os novatos.
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